Pintura a Pó

A Pintura a Pó é um revestimento que atende às diversas exigências do mercado, seguindo as normas, especificações de resistência, necessidades e tipos de utilização dos clientes.
Sua matéria-prima, a resina, é anticorrosiva, oferece excelente flexibilidade, resistência ao intemperismo, impactos, raios UV e fatores químicos.
Trata-se de um revestimento ecologicamente correto, já que é seco, isento de solventes e seu excesso é reciclado e reutilizado.


ETAPAS DA PINTURA A PÓ


Pré-tratamento: As peças são submetidas a diversas etapas pré-pintura: desengraxe, decapagem, enxágues (para remoção de impurezas como óleo, graxa, óxidos, etc.),  e a fosfatização, que consiste na deposição de uma camada de cristais de fosfato de zinco sobre o metal com o objetivo de aumentar a porosidade e garantir excelente aderência, facilitando a penetração da tinta.
Processo de pintura a Pó: A tinta é aplicada às peças de metal através da pistola eletrostática. Após pulverizada, a peça é submetida ao aquecimento na estufa de cura, onde as partículas de pó aderidas se polimerizam, formando uma camada  uniforme com espessuras que variam de 40 a 100 mícron.  O tempo de cura varia de 10 a 30 minutos, com  temperaturas entre 180°C a 220°C.


APLICABILIDADE DA PINTURA A PÓ
Os revestimentos em Pó podem ser aplicados em qualquer superfície metálica: linha automotiva, implementos agrícolas, setor de móveis, construção civil, eletrodomésticos, extintores, bicicletas, equipamentos para camping, luminárias, etc. (vide tabela de performance abaixo).


TIPOS DE TINTAS EXISTENTES NO MERCADO PARA APLICAÇÃO E SUAS CARACTERÍSTICAS:

CARACTERÍSTICA Tipos de Pó e Performance de Aplicação
EPÓXI HÍBRIDO POLIÉSTER
Dureza Excelente Bom Bom
Flexibilidade Excelente Excelente Excelente
Resistência ao intemperismo
(Chuva, Sol, Raios UV-A, UV-B)
Não indicada Regular Excelente
Proteção à corrosão Excelente Bom Bom
Aderência Excelente Excelente Excelente

 

Download
Metaltecss

Rua 15 de Novembro, 384 - Bairro São José - 95032-430 - Caxias do Sul - RS